Dicas de Vendas que ajudam a todos os Vendedores.
Em Vendas Complexas nunca podemos dizer que sabemos tudo. Estas dicas de vendas complexas foram elaboradas para permitir “correr” o processo de vendas e lembrar que sempre podemos fazer diferente ou melhor.
O que fazer para conseguir melhorar sempre:
1) Prepare-se
Antes de fazer o seu primeiro contato inicial com o cliente potencial, certifique-se de pesquisar o seu negócio completamente, compreender a sua indústria e dar uma olhada no que seus concorrentes estão fazendo. Além disso, fazer uma pequena pesquisa na web sobre a pessoa com quem você vai falar.
2) Habilidade no contato com as pessoas
Algumas pessoas acham que conhecer pessoas novas seja algo simples e natural, mas outros acham que seja difícil. Lembre-se que você é o rosto e personalidade de sua empresa. Há muitos cursos que podem ajudar a desenvolver suas habilidades com as pessoas e abrangem muitos aspectos, tais como questionar e compreensão oral, dar e receber críticas e elogios, usando o comportamento assertivo.
3) As primeiras impressões realmente contam
Se você está tendo a sua primeira reunião, as primeiras impressões são realmente importantes. A maioria das pessoas faz a sua primeira impressão em 15 segundos depois de conhecer alguém. Para se sentir confiante, você precisa olhar confiante. Certifique-se de que você aparenta estar limpo, arrumado e vestido de forma adequada. Não usar jeans para o seu primeiro encontro pode ser interessante; mesmo se eles forem uma empresa casual. O primeiro encontro é sempre sobre o olhar mais detalhado e você deve estar parecendo inteligente.
4) Começar um relacionamento com o cliente
Uma vez que você fez o primeiro contato, você precisa construir o relacionamento. É importante ouvir e compreender as suas necessidades de negócios. Para você construir esta relação, demonstre que você entende as necessidades dele. Pois ganhar a sua confiança, é o caminho certo para torná-lo um cliente regular.
5) Construção de relacionamentos
Para construir uma relação é importante manter um contato regular com o cliente. Se você não sustentar o contato constante, em seguida a uma venda, eles ou vão para o seu concorrente ou vão perder a confiança em você. Certifique-se de que eles sabem que eles podem contatá-lo no seu e-mail, no telefone do seu trabalho ou celular sempre que precisarem.
6) Ouvindo o seu cliente
Seu cliente pode mencionar um problema que eles estão experimentando atualmente no trabalho. Se você pode resolver este problema, não tenha medo de dar-lhes o seu conselho profissional, mesmo se eles não peçam a sua ajuda. Você tem que estar disponível em encontrar soluções para os seus clientes.
7) Vender benefícios
Vender os benefícios de seu produto ou serviço. Lembre-se que seu produto ou serviço existe para beneficiar as necessidades de negócios. Você está ajudando-os a ganhar tempo para fazer a vida deles no trabalho, um pouco mais fácil.
8) Não apresse a venda
Nunca deixe o seu cliente se sentir como você estão com pressa para realizar a venda. Isto é mais importante ainda, especialmente se ainda não foi construída uma relação. Você deve fazê-los sentir que eles estão no controle da relação, você não quer correr o risco de perder o cliente para um concorrente.
9) Lembre-se de que uma promessa é uma promessa
Se você prometeu fazer algo, um favor relativo ao seu serviço / produto, certifique-se de seguir adiante. Se há um prazo, certifique-se que ele será atingido pelo menos um dia antes. Se você for forçado a prorrogar o prazo, entre em contato com o cliente imediatamente e informe-o.
10) Você é o perito
Nunca se esqueça de que você é o perito em seu campo, verifique se o cliente sabe que seus conselhos podem transforma-lo. Você entende o negócio e tem o conhecimento para prestar aconselhamento especializado e partilhar boas práticas.
11) Você pode vender apenas se você mesmo está convencido
Se você não está convencido do produto ou serviço, será uma batalha difícil de vender para alguém. Sua falta de convicção vai te expor completamente.
12) Seja claro e direto
Quando falar não utilize termos complicados. Orgulhe-se, em vez disto, de ser capaz de explicar o conceito tão rapidamente, de forma clara e simples possível. Isto é importante porque o maior problema nas vendas é a confusão do cliente. A confusão nunca leva a um Sim.
13) Pressão é uma arte
Criação do MID (medo, incerteza e dúvida) na mente do seu cliente pode ser uma coisa boa, porque isto vai levar a uma reflexão séria sobre a sua proposta. Muitas vezes precisamos dizer aos clientes potenciais que seu concorrente também está conversando com a gente. O truque é falar isso de uma vez para não estressa-lo, pois isto pode irrita-los. E ninguém que está irritado diz Sim.
14) Conheça o seu cliente
Certifique-se de pesquisar sobre seus clientes potenciais, conhecendo os seus desafios e suas necessidades. O tamanho da dificuldade dele é a sua oportunidade. Portanto olhe em profundidade, pois ao se preocupar com o negócio dele a sua capacidade de falar com naturalidade será notada.
15) É tudo sobre a apresentação
Construir uma apresentação é navegar sobre uma “plataforma”. A apresentação é fundamental para o processo de vendas. Praticá-la, memorizá-la e estar preparado para mudar sua ênfase, com base no sentimento do que você percebe do cliente, quando você realiza a apresentação, é importante. Internamente, nós sempre devemos perguntar: “Será que o fluxo dessa apresentação está correto? Será que vai convencer o cliente dos nossos argumentos?”.
16) Ser apaixonado e emocionante
A maioria das apresentações são chatas! Portanto, criar um show e torná-lo interessante ajuda muito. Excitação é contagiosa – assim como um bocejo. E não há mais nada contagiante do que falar com gosto do que se faz. Portanto conhecer bem o produto e o cliente auxilia muito na interação e modo cativante com que prendemos a atenção do cliente.
17) Se você não sabe a resposta, não tente adivinhar
As pessoas vão fazer-lhe perguntas difíceis e você não pode sempre saber todas as respostas. A pessoa que solicitar pode estar testando você, sabendo a resposta muito bem. E se você se atrapalhar, é muito duro para reconstruir a credibilidade. Não ache.
18) Responder a perguntas diretamente e claramente
Se você for inquerido e der uma “resposta de político” – em outras palavras, se você não responder à pergunta – a sua credibilidade vai diminuir e você vai prejudicar suas chances de fazer a venda.
19) Humor é um ótimo “lubrificador”
Histórias engraçadas sempre quebram o gelo. Elas nunca se esgotam e faz um ótimo quebra-gelo no início de cada reunião.
20) Você sempre pode ser melhor
Vendas é uma arte, não uma ciência. O que significa que nunca você é perfeito e sempre pode melhorar. Para tanto procure sempre rever seu modo de vender nos mínimos detalhes, pois é lá que podemos sempre evoluir.
21) Faça perguntas
Elas são o melhor amigo de qualquer pessoa de vendas. Ao fazê-lo, permiti aos compradores extrovertidas falar de si. Já para os compradores introvertidos, que precisam de tempo para refletir e considerar as respostas cuidadosamente ajuda enquanto eles estão fazendo isto. Qualquer outra coisa que você vier a dizer ou afirmar, pode na melhor das hipóteses não ser “ouvido” e na pior, quase certamente irá fazê-los sentir desconfortável e desnecessariamente pressionados.
22) Desenvolver a empatia com seus clientes potenciais e construir um relacionamento
Assim foco na necessidade do cliente e reforce os benefícios do que seus produtos e serviços irão fazer por seus clientes – e jamais sobre si! A maioria dos clientes não gostam de vendas de pessoas egocêntricas / egoístas, especialmente aqueles que não ouvem ou não respondem às suas perguntas.
23) Use referências de clientes, mas com cuidado
Grandes referências de outros clientes satisfeitos podem ser maravilhosas. Mas cuidado, o seu potencial cliente pode suspeitar que você ao falar tão livremente sobre os detalhes de seus outros clientes, você pode ser indiscreto, ao contar aos outros sobre ele! Portanto, manter detalhes de seus outros clientes de forma anônima, é sempre elegante. A menos que você tenha a permissão para mencioná-los pelo nome.
24) Vender o seu preço!
Nunca seja “modesta” sobre o seu preço. Apoie o preço vendendo os benefícios que você oferece. Qualquer sugestão inicial de que o seu preço é negociável, só sugere que você pode ser um vendedor inicante e que você não acredita nele. E então, por que o seu cliente deveria acreditar nele?
25) Saber quando ir!
Quando você ganhou o pedido e confirmou os detalhes, felicite-os por sua decisão. Assegura-lhes que escolheram sabiamente e claro, em seguida, SAIA! Quanto mais tempo você ficar depois disso, vai dar tempo para os compradores mudarem a decisão. Muitas vendas perdidas desta forma!
Conheça mais sobre a Direct Link Consultoria ou acesse nossos Produtos e Serviços, Clientes e Cases de Clientes