Gestão do Conhecimento e seu papel estratégico na organização das empresas.
A Gestão do Conhecimento, do inglês KM – Knowledge Management – é uma disciplina que tem suscitado cada vez mais atenção nas últimas décadas. Tendo originado inúmeros trabalhos, investigações e investimentos cada vez mais significativos por parte das organizações que reconhecem a sua importância. Utilizando a gestão do conhecimento a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual. O que proporciona um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com paixão. Desta forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.
A investigação na área da gestão do conhecimento está ligada a várias disciplinas, entre as quais, a gestão estratégica, a teoria das organizações, os sistemas de informação, a gestão da tecnologia e inovação, o marketing, a economia, a psicologia, a sociologia, etc.
A principal preocupação dos investigadores na área da gestão do conhecimento reside na busca da melhoria de desempenho das organizações através de condições organizacionais favoráveis, processos de localização, extração, partilha e criação de conhecimento, assim como através das ferramentas e tecnologias de informação e comunicação.
De forma geral, acredita-se que uma boa prática de gestão do conhecimento influencia direta e indiretamente o bom desempenho organizacional e financeiro de uma organização.
A Gestão do conhecimento possui ainda o objetivo de controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações em seus diversos meios. Entende-se por conhecimento a informação interpretada, ou seja, o que cada informação significa e que impacto cada informação pode causar, de modo que a informação possa ser utilizada para importantes ações e tomadas de decisões.
Sabendo como o meio reage às informações, pode-se antever as mudanças e se posicionar de forma a obter vantagens e ser bem sucedido nos objetivos a que se propõe. Em uma definição resumida pode-se dizer que Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.
Vantagens Oferecidas pela Gestão do Conhecimento
Vários autores (Drucker, 1993; Davenport et al., 1996; Staples et al., 2001; Holsapple, 2008, etc.) afirmam que boas iniciativas e práticas de gestão do conhecimento contribuem para a sustentabilidade das vantagens competitivas das organizações que as empreendem.
Entre as diversas vantagens de uma boa gestão de conhecimento, reconhecem-se as seguintes:
- Redução dos custos e tempo de produção e desenvolvimento de produtos
- Rápida comercialização de novos produtos
- Aumento do valor das ações
- Maximização do capital intelectual/ativos intelectuais
- Melhoria dos processos internos e maior fluidez nas operações
- Processos de tomada de decisões mais eficientes e melhores resultados
- Melhoria na coordenação de esforços entre unidades de negócios
- Melhoria da prestação de serviços (agilidade), da qualidade dos produtos e da qualidade do serviço cliente.
Objetivos da Gestão do Conhecimento
A Gestão do Gonhecimento tem como objetivos:
- Tornar acessíveis grandes quantidades de informação organizacional, compartilhando as melhores práticas e tecnologias;
- Permitir a identificação e mapeamento dos ativos de conhecimento e informações ligados a qualquer organização, seja ela com ou sem fins lucrativos (Memória Organizacional);
- Apoiar a geração de novos conhecimentos, propiciando o estabelecimento de vantagens competitivas.
- Dar vida aos dados tornando-os utilizáveis e úteis transformando-os em informação essencial ao nosso desenvolvimento pessoal e comunitário.
- Organiza e acrescenta lógica aos dados de forma a torná-los compreensíveis.
- Aumentar a competitividade da organização através da valorização de seus bens intangíveis.
Sistemas de Gerenciamento de Conhecimento
Os Sistemas de Gestão do Conhecimento (Knowledge Management Systems) são soluções de TI que amparam as iniciativas empresariais típicas de Gestão do Conhecimento como identificação, criação, apresentação e distribuição do conhecimento dentro do contexto corporativo. (MVL)
Os Sistemas de Gerenciamento de Conhecimento tem como importante objetivo proporcionar habilidades (a gerentes e organizações em geral) que apoiem a tomada de decisão, e consequentemente aumentem a vantagem competitiva da empresa.
Tais sistemas possuem como principal característica a coleta de dados, que posteriormente serão processados para que se obtenha um conjunto de relevante informações que serão agregadas e distribuidas em forma de conhecimento dentro da organização.
Contribuição dos Softwares Livres para a Gestão do Conhecimento
As ferramentas de TI como um todo, podem contribuir para a gestão do conhecimento. Em se tratando de softwares livres, existem diversas opções que facilitam as iniciativas de Gestão do Conhecimento. Devido aos avanços dos padrões de desenvolvimento baseados no modelo open source, as ferramentas tem se tornado cada vez mais independentes de plataforma.
Como consequência positiva, muitas tecnologias permitem o desenvolvimento de componentes que implementam práticas de Gestão do Conhecimento e podem ser integrados com outras aplicações maiores (portais corporativos, por exemplo). A Tabela abaixo apresenta as práticas de Gestão do Conhecimento suportadas por ferramentas de softwares livres, identificadas por meio de pesquisas em ferramentas de busca na internet.
Prática de Gestão Conhecimento |
Ferramenta para suporte |
Descrição |
Empresa que utiliza |
Gerenciamento de Conteúdo | Plone | O Plone é um sistema gerenciador de conteúdo que permite a criação de Wokflows de documento. Um documento pode ser revisto por outro usuário ou grupos de usuários definidos no sistema permitindo a colaboração. | – Discover Magazine
– DENSO Automotive Deutschland GmbH http:/www.denso-auto.de/ |
Portais Corporativos | Joomla! | O Joomla! É um framework para desenvolvimento de Portais Corporativos. Possui grande número de recursos e o apoio de diversas comunidades em todo o mundo. | -Danone
– Olympus -Porsche |
Portais Corporativos | Liferay Portal | Liferay Portal é uma solução para a criação de portais corporativos desenvolvido em Java. | – ATI – Agência Estadual de Tecnologia da Informação – Governo do Estado de Pernambuco
– Center for Life Sciences Tecnology – Texas University http://www.texasbioech.org/web/guest/education -Educamadrid – Atende mais de 50000 estudantes de 16000 escolas no sistema educacional de Madri-Espanha www.educa.madrid.org |
Educação Corporativa e Universidade Corporativa | Moodle | O Moodle é um ambiente de aprendizagem virtual. Permite o Gerenciamento de conteúdo (editado, gráfico e mídia). Além de disponibilizar ferramentas de colaboração (fórum, enquete, chat, base de dados) e ferramentas de avaliação. | -Banco do Brasil – Cursos web, Ministério do Meio Ambiente, Senado Federal.
– Instituto Peruano Ejecutivo Henry Fayol -Infraero http://ead.infraero.gov.br/moodle Ministério da Educação http://moodle.mec.gov.br |
Educação Corporativa e Universidade Corporativa | .LRN | O .LRN é uma aplicação completa para o rápido desenvolvimento de aplicações de E-learnig (aprendizagem em rede). Este framework de desenvolvimento é usado por organizações com foco em educação, governo e sem fins lucrativos. | – Universidade de Sidney
-MIT, Sloan School of Management – Estados Unidos -Universidade de Bergen – Alemanha http:/www.uib.no |
Comunidades de Prática | MediaWiki | Software colaborativo que permite a edição coletiva dos documentos usando um sistema que não necessita que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação. | -Banco do Brasil – Cursos Web da Tecnologia
-Ministério do Planejamento do Governo Brasileiro |
Fóruns/Listas de Discussão | eGroupWare | eGroupWare é uma ferramenta de elaboração desenvolvida com um conjunto de APIs customizadas PHP. Os módulos Dispõem de: e-mail, lista de contatos, calendário, gerenciamento de conteúdo e fórum. | – OpenUX
http://www.openux.com.br |
Por onde começar a Gerir o Conhecimento na Empresa
Como o processo de Gestão do Conhecimento envolve múltiplos fatores organizacionais e tem impacto imediato em várias áreas, uma alternativa bastante bem vista nas empresas, esta em iniciar pela área de capacitação.
Através da experiência do e-learning toda a organização toma contato com ferramentas web, bem como se envolve no processo de maneira direta. Constituindo a melhor alternativa para a introdução do tema do ponto de vista organizacional.
Além disto, com o início do processo pela área de capacitação são mostrados resultados palpáveis e no curto prazo, garantindo uma percepção positiva e possibilitando o engajamento de toda a empresa.
Conheça mais sobre a Direct Link Consultoria ou acesse nossos Produtos e Serviços, Clientes e Cases de Clientes