Reestruturação de Empresas - Por Que, Como e Quando

Reestruturação de Empresas - Por Que, Como e Quando

Mudanças nunca são fáceis, mas são sempre cruciais para uma empresa.

Reestruturação de Empresas bem como mudanças em organizações são alguns dos momentos mais difíceis para uma empresa suportar. É por esta razão que a adaptabilidade é um dos atributos cruciais no espaço corporativo de hoje. Para sobreviver uma empresa deve ser capaz de mudar rapidamente de curso sempre que as coisas exigirem.

Compreendendo a Reestruturação de Empresas

Reestruturação de Empresas é o ato de mudar o modelo de negócios de uma organização para transformá-lo para melhor. Essas mudanças podem ser legais, de processos operacionais, de propriedade, etc. A causa de tal mudança na empresa pode ser externa ou interna a ela.

Existem inúmeras razões pelas quais as empresas podem se reestruturar, incluindo a deterioração dos fundamentos financeiros, baixo desempenho dos lucros, receita medíocre de vendas, endividamento excessivo, a empresa não ser mais competitiva ou existir muita concorrência no setor.

Uma empresa também pode se reestruturar como meio de se preparar para uma venda, aquisição, fusão, mudança nas metas gerais ou mesmo a sucessão familiar no comando do negócio.

O que é Reestruturação de Empresas?

A Reestruturação é um conjunto de ações realizadas para modificar significativamente os aspectos financeiros, comerciais e operacionais da empresa, geralmente quando o negócio está enfrentando pressões financeiras. A Reestruturação de Empresas é um tipo de ação corporativa realizada que envolve a modificação significativa da dívida, das operações ou da estrutura de uma empresa como forma de limitar os danos financeiros e melhorar os negócios.

Quando uma empresa está tendo dificuldades em fazer os pagamentos de sua dívida, muitas vezes ela consolida e ajusta os termos da dívida em uma reestruturação da dívida. Criando uma forma de saldar a quem deve. Uma empresa também pode reestruturar suas operações ou estrutura cortando custos como folha de pagamento ou reduzindo seu tamanho com a venda de ativos.

Tipos de Reestruturação de Empresas

1. Fusões e Aquisições
Essa Reestruturação ocorre em caso de fusão ou aquisição. Uma fusão é uma situação em que duas empresas se combinam para fazer negócios. Uma aquisição é aquela em que uma empresa absorve outra, comprando toda a participação no negócio.

2. Reestruturação Legal
Uma Reestruturação de Empresas, como tal, ocorre quando as mudanças em uma empresa estão relacionadas às normas legais. Podem ser mudanças de propriedade, atuação comercial legal, acordos, etc.

3. Finanças
A reestruturação financeira ocorre quando há uma mudança na estrutura de capital do negócio. Podem ser mudanças na estruturação da dívida, patrimônio líquido, etc.

4. Reposicionamento
Esta reestruturação refere-se a uma transição para um novo modelo de negócios. Um exemplo disso pode ser quando uma empresa de TI que vende produtos de software passa a ser uma provedora de serviços.

5. Redução de Custos
Uma reestruturação de redução de custos ocorre para cortar custos na seção administrativa e operacional, por exemplo. Podem ser inclusive através da introdução de procedimentos de automação, redução de tamanho, etc.

6. Turnaround
Turnaround é a reestruturação de uma grande parte da empresa. Envolve mudanças no lado das operações, administrativas, comercial, de produtos ou serviços.

7. Desinvestimento
O desinvestimento é um procedimento de reestruturação em que uma empresa vende no mercado uma parte de seus negócios com desempenho insatisfatório.

8. Spin-Off
É um processo de reestruturação que os proprietários utilizam para obter uma maior valorização de uma parte da empresa. Envolve fazer com que uma determinada unidade de negócios seja uma empresa em si, ao mesmo tempo, que mantém a propriedade.

Como funciona a Reestruturação de Empresas

Quando uma empresa é reestruturada internamente, as operações, processos, departamentos ou propriedade podem mudar, permitindo com que o negócio se torne mais integrado e lucrativo. Consultores financeiros e jurídicos são frequentemente contratados para negociar planos de reestruturação. Partes da empresa podem ser vendidos a investidores e um novo executivo-chefe (CEO) pode ser contratado para ajudar a implementar as alterações.

Os resultados podem incluir alterações em procedimentos, sistemas de computador, redes, localizações e questões legais. Como as posições podem se sobrepor, empregos podem ser eliminados e funcionários dispensados.

A reestruturação pode ser um processo tumultuado e doloroso, pois a estrutura interna e externa de uma empresa é ajustada e os empregos são cortados. Mas, uma vez concluída, a reestruturação deve resultar em operações de negócios mais suaves e economicamente mais sólidas.

Como conduzir uma Reestruturação bem-sucedida

1. Evite esperar muito tempo
Um erro comum é esperar muito tempo para se reestruturar, mesmo com os sinais de que há problemas. Atrasar a reestruturação não apenas reduz as opções disponíveis para sua empresa, mas também pode aumentar o risco de fracasso. Agindo rapidamente, você pode evitar ações drásticas e acabar criando mais impacto e valor com a reestruturação.

2. Faça uma avaliação honesta
Reestruturações de empresas bem-sucedidas são baseadas em avaliações precisas, portanto, dedique um tempo para identificar o que está acontecendo em seu negócio. Seu negócio pode estar super alavancado ou pode estar enfrentando uma retenção insuficiente de clientes. Você pode estar achando um desafio atingir metas de lucratividade com margens baixas. Demonstrações financeiras precisas são as melhores ferramentas para determinar o que está acontecendo em seu negócio e o que está causando sua dificuldade financeira. Depois de ter uma avaliação precisa, você pode refinar sua estratégia e criar um plano de recuperação.

3. Revise sua estratégia e modelo de negócios
O planejamento estratégico deve informar seu plano de reestruturação. Se sua empresa está enfrentando sérios desafios, sua estratégia e modelo de negócios podem ser a razão. Seus produtos ainda atendem ao seu segmento de mercado ou as preferências de mercado mudaram? O modelo de negócios de alto volume e margem baixa ainda é o certo para você? Você está operando em uma área com maior concorrência? Revise e atualize sua estratégia e modelo de negócios para que você possa alinhar seu plano de reestruturação a uma nova estratégia que dê ao seu negócio a melhor chance de sucesso.

4. Procure maneiras de obter resultados rápidos
Se o seu negócio está com sérios problemas, procure oportunidades para aumentar as vendas e a receita imediatamente. Você pode continuar trabalhando em planos de médio e longo prazo, como alterar suas ofertas de produtos ou serviços. Mas identifique maneiras de aumentar a receita imediatamente. Cessar linhas de produtos não lucrativos, liquidar equipamentos não utilizados e negociar com fornecedores são maneiras fáceis de gerar um aumento rápido de receita.

5. Objetivo de reduzir a complexidade
Procure otimizar suas operações e estrutura à medida que implementa sua reestruturação. Complexidade em seus negócios, como processamento de pedidos, funções e responsabilidades dos gerentes ou regras e níveis de autorização pode prejudicar o desempenho e devem ser eliminados.

6. Determine suas principais atividades e processos
Se a reestruturação da sua empresa envolve a reestruturação de funções, em primeiro lugar identifique as atividades centrais da sua empresa ao planejar o trabalho. Remover a duplicação é vital, mas você desejará preservar as atividades principais. Ao se familiarizar com as principais atividades que agregam valor e os processos principais, você garantirá que nenhuma função crítica seja eliminada.

7. Avalie as cargas de trabalho de forma realista
A restruturação de funções pode resultar em sobrecarga de posições, portanto, seja realista ao avaliar e planejar a reestruturação de seu pessoal. Com uma avaliação realista, você pode evitar funções “pesadas” ou “leves” e maximizar a produtividade e o desempenho de sua equipe.

8. Combine líderes com tarefas específicas
Seus gerentes seniores e de linha podem ser parceiros essenciais durante a reestruturação, uma vez que lidam diretamente com sua equipe. Eles podem ser motivadores ou podem acabar retardando o progresso. Uma coisa que você pode fazer para apoiar seus líderes é evitar sobrecarregá-los. Se você lhes der tempo para se concentrar nas tarefas de liderança, eles terão mais tempo para treinar, orientar e se envolver com os membros da equipe para apoiar uma reestruturação bem-sucedida.

9. Gerenciar incertezas e resistência
Gerencie de forma proativa a incerteza e a resistência em sua equipe por meio de comunicação frequente. Esclareça funções, atividades e tarefas desde o início e antecipe a resistência de equipes, departamentos ou membros de equipe específicos. Se você agir de forma proativa para reduzir a resistência, poderá preparar o caminho para uma reestruturação menos estressante.

10. Seja flexível
Seja flexível durante a reestruturação. Seja percebendo que os elementos de seu plano de reestruturação podem ser atualizados conforme você implementa e aprende ou reconhecendo que a capacidade de sua equipe pode ser ainda mais reduzida. Evite ficar preso à mentalidade de uma organização perfeita . Em vez disso, aborde-a como se você só precisasse construir um negócio que terá sucesso nos próximos 6 ou 12 meses. Desta forma, você pode permanecer flexível e responsivo às mudanças.

11. Procure aconselhamento especializado
Fale com especialistas de confiança e tenha em mente que há uma variedade de profissionais que podem apoiá-lo em todo o processo. Quer se trate de aconselhamento sobre finanças, reestruturação ou administração externa, obtenha aconselhamento o mais cedo possível para que possa explorar as suas opções e trabalhar para o melhor plano possível. Na tarefa de Reestruturação de Empresas a experiência conta muito, pois o tempo é o sempre o fator crítico para o sucesso.

Comece a planejar sua Reestruturação agora

A Reestruturação de Empresas pode ser um processo essencial que ajuda sua empresa a evoluir em resposta a um ambiente em mudança. Muitas vezes é um momento desafiador e incerto, mas com um plano alinhado à sua estratégia, compromisso com a flexibilidade e comunicação, amplia a capacidade da empresa reagir. A reorganização é um processo necessário para responder aos desenvolvimentos do mercado ou para levar qualquer empresa ao próximo nível superior. Com a Reestruturação de Empresas você pode dar ao seu negócio uma chance de sobrevivência e retorno à lucratividade.