Telemarketing, Televendas e Inside Sales

Telemarketing, Televendas e Inside Sales

Telemarketing, Televendas e Inside Sales. Na prática é o uso profissional do telefone nas vendas.

A maioria das pessoas não sabe a diferença entre Telemarketing e Televendas. Ainda mais o conceito de Inside Sales, que se propõe a “purificar” as listas de contatos oriundas de ações de Inbound Marketing previamente.

Neste caso o Inside Sales consiste em “tratar” as listas dos potenciais clientes, pois estes contatos passariam por um funil desenhado para atrair, informar, educar e encaminhar o lead para o processo de abordagem de vendas, através do telefone ou “Whatsapp“.

Já as palavras “Telemarketing” e ”Televendas” ainda são usadas com frequência de forma intercambiável e em sequência, pois podem ser usadas para descrever atividades que muitas vezes se cruzam. No entanto, se você deseja aproveitar ao máximo sua campanha por telefone, o conhecimento das diferenças e como elas podem ser mais bem empregadas para ajudar sua empresa, é vital.

Uma das maiores confusões existe em torno da história do uso dos próprios termos. Tradicionalmente, Televendas (um termo muito mais antigo) existe como atividade em separado. Telemarketing é um termo muito mais recente em comparação e tem sido frequentemente usado como um termo abrangente que também inclui Televendas como um dos seus elementos componentes.

Hoje, muitos especialistas do setor usam o termo Telemarketing para incorporar todas as atividades que usam o telefone para se conectar com clientes (potenciais ou não). Isso inclui conscientizar os clientes sobre um produto ou serviço, gerando leads ou oportunidades, procurar clientes, fornecendo informações, conduzindo pesquisas de mercado e vendendo produtos ou serviços para clientes novos ou existentes. Assim, o Telemarketing tornou-se um termo abrangente que inclui Televendas e outras áreas dentro de suas atribuições.

Portanto Televendas e Telemarketing são claramente atividades bastante diferentes:

TELEMARKETING: Serviço que gera interesse, cria oportunidades, fornece informações / feedback do cliente, faz consultas e gera leads por telefone.

TELEVENDAS: Serviço que Vende seus produtos ou serviços diretamente ao cliente por telefone.
O Telemarketing cria perspectivas, permite com que as pessoas saibam o que você tem a oferecer e fornece a oportunidade para o cliente e a empresa descobrirem mais um sobre o outro. Televendas converte essas oportunidades em negócios para sua empresa.

Mas afinal o que é então o papel do Inside Sales?

INSIDE SALES: É uma abordagem de venda em que o profissional de vendas interage com clientes e clientes potenciais por telefone, e-mail ou outros meios. O Inside Sales diferem das vendas externas ou de campo porque esses profissionais não são responsáveis ​​por envolver os compradores em reuniões presenciais ou externas. Eles basicamente cumprem o papel de “qualificar” os potenciais clientes, preparando-os para serem abordados pelos exceutivos de vendas que darão seguimento nas vendas.

Agora que a diferença entre as três atividades e serviços oferecidos ficou clara, é possível escolher qual dos tipos atende melhor às suas necessidades específicas. A escolha depende inteiramente dos resultados que você deseja obter.

O que o Telemarketing pode fornecer:

  • O Telemarketing leva tempo e custo para descobrir novos clientes ou gerar interesse na sua marca, produto ou serviço, levando as informações diretamente para o seu cliente em potencial.
  • Identifica os potenciais leads qualificados para que sua equipe de Televendas feche.
  • Cria uma fonte de dados mais confiável para sua equipe de Televendas, em vez de comprar os dados.
  • Boas campanhas de Telemarketing impulsionam grandes campanhas de Televendas.
  • Os excelentes operadores de Telemarketing eliminam a necessidade de grandes períodos de chamadas frias para as equipes de vendas.
  • Reduz os custos de treinamento – os funcionários nem sempre são bons operadores de Telemarketing; há uma habilidade diferente envolvida e modos distintos necessários.
  • Profissionalmente apresenta sua marca, produto ou serviços para clientes em potencial.
  • Chamadas receptivas fornecem uma oportunidade de atendimento ao cliente que pode ser posteriormente convertida em mais geração de leads qualificados ou venda.
  • As equipes de Telemarketing receptivo podem trabalhar suas linhas de “Informações”, transformando solicitações simples de informações em leads de vendas sólidos.
  • Chamadas ativas fornecem atividades de pesquisa de mercado que também podem produzir leads.
  • O Telemarketing pode muitas vezes revelar “prospects quentes”. Estes são clientes que já estão preparados para comprar um produto ou serviço e não exigem muita (ou nenhuma) persuasão.
  • O Telemarketing ajuda a fornecer um fluxo de compromissos com base em clientes que estão procurando exatamente o que você oferece.
  • O Telemarketing proporciona satisfação ao cliente e muitas vezes excedem as necessidades do cliente.

O que as Televendas pode fornecer:

  • Se você já possui os dados de seus clientes, precisa que alguém converta esses leads em vendas de forma persistente e persuasiva.
  • Uma equipe de Televendas profissionalmente treinada aumenta suas taxas de conversão enquanto reduz seus custos por venda.
  • Uma equipe especializada de Televendas é frequentemente obrigada a converter leads difíceis em vendas.
  • Campanhas de Televendas repletas de recursos respondem aos dados precisos do cliente fornecidos por campanhas de Telemarketing bem organizadas.
  • Televendas eficazes exigem conhecimentos específicos.
  • Cold Calling precisa de um temperamento particular; reduzir o incômodo potencial do cliente, empregando “ligadores” experientes e frios que são sensíveis, mas altamente persuasivos.
  • Redução das despesas com viagens e com uma equipe de vendas, ao se utilizar o telefone.
  • Deixam os clientes com uma impressão profissional da sua empresa.

O que o Inside Sales pode fornecer:

  • Escalabilidade: Depois de decodificar o que funciona para o seu negócio e a matemática por trás disso, você pode treinar muito mais pessoas para seguir sua estratégia de vendas.
  • Custo-benefício: É um modelo de geração e qualificação de Leads muito eficiente. Na ausência de custos de viagem e acomodação, você pode gastar mais tempo e dinheiro na definição de processos escaláveis.
  • Eficiência de tempo e recursos: Simplificando, as equipes de  inside sales são mais econômicas do que as vendas de campo . Imagine ter que viajar para o escritório de cada lead tentando conversar sobre seu produto. Ainda mais, há uma probabilidade de você ser rejeitado e acabar viajando por nada. O vendedor estaria gastando tempo e dinheiro tentando vender. No entanto, com vendas internas, eles podem vender na conveniência de suas mesas e, se um lead não estiver disponível para conversar, tudo o que se perde são alguns minutos.
  • Ágil e mais transparente: Tudo se move rapidamente no universo do Inside Sales. Você pode testar os processos existentes, incorporar um novo, testar os dois A/B e fazer alterações no processo existente – tudo muito rapidamente. Um processo de vendas com Insde Sales, em muitos casos, é totalmente automatizado usando uma ferramenta de CRM, o que significa que a maior parte seria completamente visível para todos dentro da equipe. Não deve haver casos em que as pessoas se queixem de não receberem um tratamento justo. Além disto, torna-se difícil para suas equipes de vendas relaxar, pois atualizações constantes são enviadas a seus chefes.
  • Mais fácil de gerenciar: Este é um grande benefício para os gerentes de vendas. Principalmente as equipes de vendas de campo estão espalhadas por vários locais, nacional ou internacionalmente. Isso torna um pouco difícil para você manter um controle sobre eles. Porém, uma equipe Inside Sales pode sentar-se no mesmo local e facilitar seu trabalho para gerenciar.
  • Previsão das Vendas: O modelo de Inside Sales segue uma abordagem muito formatada e portanto “calculada”. Você sabe quantas ligações os vendedores individuais devem fazer ou quantas demonstrações devem agendar por dia para atingir a meta.

Conclusão

Se você é bom em falar com os clientes sobre seus produtos e serviços, mas não tem interesse ou contato com os clientes, precisa do Telemarketing.

Se você é ótimo em atrair clientes em potencial, mas acha difícil converter todo esse potencial em negócios, precisa de ajuda de um Televendas.

Quando as equipes de Televendas e Telemarketing trabalham juntas, planejando, coordenando e adaptando sua abordagem, elas produzem resultados impressionantes. E ai isto se deve somar o papel estratégico do Inside Sales, que combinará os esforços da tecnologia e o mundo digital para refinar as abordagens, melhorando substancialmente os resultados das Vendas.

 

Conheça mais sobre a Direct Link Consultoria ou acesse nossos Produtos e Serviços, Clientes e Cases de Clientes